Projeto “Aparecendo” do São Judas oferece curso de Cuidador de Idosos

Cuidador-de-IdososCerca de 40 alunos estão fazendo o curso, que tem duração de 4 meses

Jovens, adultos e até mesmo pessoas da melhor idade tem um compromisso marcado todos os sábados das 10h às 12h, no Jardim São Judas: assistir atentamente as aulas do curso gratuito de Cuidador de Idoso ministradas pelo enfermeiro Leandro Montana, no Projeto Aparecendo.
O curso visa capacitar pessoas que estejam trabalhando ou pretendam trabalhar diretamente como cuidadores de idosos e ainda não possuam formação adequada. “Eles já participaram de três aulas, nesse início falamos um pouco do histórico do Idoso, passamos informações sobre doenças, enfermagem, adaptações de residências, formas de aplicar insulina, aferimento de pressão e também trabalhamos com a questão psicológica fazendo uma preparação para o pré e pós morte”, contou o enfermeiro e professor Leandro.
O professor explica que o curso pretende refinar o relacionamento entre profissional e paciente através dos conhecimentos ofertados. “O cuidador é o indivíduo que presta assistência a pessoas de qualquer idade, sejam elas saudáveis, enfermas e/ou acamadas, em situações de risco e fragilidade. O curso pretende oferecer conhecimentos atualizados”, informou.
O curso já formou uma turma em 2014 e a segunda turma tem 40 alunos. Os interessados em fazer o curso podem entrar na lista de espera.
Além do curso de Cuidador de Idoso, o Projeto Aparecendo também oferece cursos gratuitos de artesanato, auxiliar de farmácia, manicure e pedicure, oratória, estética facial, inglês, teatro, oratória, capoeira, literatura, ballet, hip hop, sertanejo, informática, violão além de contar com atendimento de psicólogo.
O Projeto Aparecendo, idealizado pelo farmacêutico e presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, José Aparecido Alves, mais conhecido como Cido da Yá-Farma junto com os moradores da região do São Judas, oferece desde 2013 um espaço dedicado para a comunidade para atender crianças, jovens e adultos que não possuem condições de ter acesso a cultura, esporte, profissionalização e apoio educacional.

Mercado em alta
A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE.

Serviço
Projeto Aparecendo
Rua Paulo Augusto de Andrade, 134 – Jd. São Judas
Taboão da Serra/SP
Fone: (11) 4685-6238
Os interessados podem se inscrever e ficar na lista de espera de nova turma.

Fonte: Folha do Pirajuçara